BMW i3 renova-se e ganha versão "desportiva" i3S de 184 cv!
A BMW retocou o i3, ao fim de três anos de vida, e acrescentou-lhe uma versão de carácter mais dinâmico, o i3S, mais potente e rápido. Só não mexeu na capacidade da bateria que começa a ser curta, em termos de autonomia, perante a forte concorrência que se avizinha, num mercado em plena expansão. A renovação do mais vendido dos modelos "premium" eléctricos será apresentada no salão de Frankfurt e posta à venda em Novembro.
Esta versão i3S conta com jantes de 20’’ e pneus mais largos (175/55 R20 à frente, 195/50 R20 atrás), além de uma via traseira 40 mm mais larga e suspensão desportiva que o coloca 10 mm mais próximo do solo. Tem ainda com um modo de condução Sport, seleccionável no já habitual comando Driving Experience, e novos controlos de tracção e de estabilidade, para permitir uma condução mais dinâmica.
E isso começa a ser pouco quando se compara com modelos como o Renault Zoe ou o Opel Ampera que está para chegar. E muito pouco quando o Tesla Model 3 se tornar realidade nas estradas europeias, concorrendo directamente com o i3 na classe "premium"… Poderá ser esse o "upgrade" que se segue no BMW, baterias de maior densidade energética para aumentar a autonomia? Ou considerará que tal não é necessário, dado que continua a propor (no i3 e no i3S) o extensor de autonomia – pequeno motor a gasolina de 2 cilindros, 647 cc e 38 cv que serve apenas de gerador para carregar a bateria – e que aumenta o raio de acção até aos 330 km?
A marca de Munique apresenta uma outra novidade, uma "wallbox" que, instalada em casa (para quem tiver garagem e instalação eléctrica de 16A), consegue carregar a 11 kW, em vez dos 3,7 kW da outra "wallbox" disponível. Significa isso que o i3 ganha 180 km de autonomia em apenas 3 horas.
Quando chegar aos "stands", em Novembro, o renovado BMW i3 estará também carregado de tecnologias que, nestes últimos três anos, se têm vindo a "democratizar" e a deixar de ser exclusivo dos topos de gama, como o "cruise control" activo, protecção dos peões com travagem de emergência, alerta de colisão frontal, redução das consequências dos toques em cidade, entre muitas outras.